Você já teve que fazer mudança de residência? Ocorreu alguma adversidade? Como lidou com ela? Vou relatar a minha experiência na última vez que passei por tal situação.

O condomínio no qual morava tinha uma peculiaridade: não permitia o uso do elevador para fazer mudanças. Ocorre que eu morava no sexto andar e seria muito difícil transportar vários itens pelas escadas. Logo, entrei em contato com o síndico e com a administradora do condomínio para avisar da mudança e informar que seria inviável transportar tudo pelas escadas, que os prestadores de serviço iriam colocar uma proteção no elevador. No momento não houve objeção.

Uma semana após a realização da mudança, a fim de entregar as chaves em definitivo do apartamento e quitar todos os débitos, um representante da imobiliária me informou que além do valor do condomínio, eu tinha uma multa para pagar. Nesta hora ocorreu um turbilhão de pensamentos na minha mente, os quais me provocaram reações, entre elas que estava sendo injustiçado e com isso a ira surgiu.

Bom, não é difícil imaginar a índole dos pensamentos que estavam provocando tais reações, e eu estava a ponto de ir para o conflito de maneira agressiva. Foi aí que consegui prestar atenção num pensamento perdido em meio a tantos, que me fez refletir se toda esta agitação e conflito iria resolver o problema ou poderia agravá-lo?

Neste instante comecei a ficar consciente, e iniciei o processo de ordenar e selecionar os pensamentos, pois eu tinha uma adversidade e teria que reunir bons elementos para superá-la. Iniciei uma troca de e-mails com a administradora do condomínio, com cordialidade, expondo o meu ponto de vista, argumentando o porquê de não concordar com a multa. Anexei documentos necessários e ressaltei, por fim, que todo o tempo que morei no prédio, mesmo sendo inquilino, nunca causei problemas e sempre colaborei no que podia. Percebi que esta conduta me concedeu um crédito moral que colaborou para uma posição mais conciliadora. No final, disseram que iriam se reunir para avaliar a situação.

Neste momento senti uma paz interna muito grande, pois independentemente do desfecho da situação eu fui capaz de afastar aquela irritabilidade que estava me provocando agitação interna. Consegui me posicionar da melhor forma possível sem ofender ninguém. Sabia que mesmo que a multa fosse mantida, teria outros caminhos para resolver aquele problema. Após algum tempo, recebi um e-mail da administradora do condomínio comunicando que a multa seria cancelada.

Percebi que além da mudança de residência (física), ocorreu uma mudança mais importante, uma mudança no meu interno a qual me possibilitou enfrentar esta adversidade com mais serenidade.

Quando esta experiência culminou com felicidade, me recordei deste ensinamento da Logosofia:

“A irritabilidade é um fator de perturbação psíquica e moral que atraiçoa constantemente o próprio sentir. Produzido o descontrole mental, o ser se torna presa fácil da violência, a qual, mesmo quando temperada pela boa educação, manifesta a desafinação na conduta e, por conseguinte, o desconcerto no semelhante.

(…)

A ação destruidora e deprimente desta deficiência será contida pela temperança, sedativo psicológico que modera as rudezas do temperamento até sua total extinção.” (Deficiências e Propensões do Ser Humano, p. 71)