Desde muito jovem, são muitos os sonhos que me acompanham. Com o tempo, comecei a perceber que quando eles apareciam, geralmente seguiam o mesmo roteiro: sentia surgir dentro de mim a imagem de uma realização feliz e projetava, com a imaginação, as alegrias que ela poderia me trazer e os frutos que poderia colher para a minha vida. Porém, antes que eu pudesse pensar nos elementos necessários para tornar essa imagem real, via surgir, em mim, pensamentos que eram completamente contrários aos meus objetivos nascentes.

Identificando os intrusos

Eles me diziam uma série de coisas:

  • “Você não é capaz!”
  • “Melhor nem tentar, você não vai conseguir mesmo!”
  • “Pode ter certeza de que vai ter outra pessoa que vai fazer muito melhor do que você!”
  • “Melhor desistir e tentar algo mais fácil…”
  • “Isso não é para você!”.

E assim, abandonei alguns sonhos pela metade. Deixei que a sensação de incapacidade tomasse as rédeas da minha vida, por muitas vezes, trazendo um misto de insatisfação e tristeza ao meu interno.

Até que um dia, aprendi que esses pensamentos negativos que atuavam dessa forma não eram parte de mim. Na verdade, eram intrusos que se apossavam da minha mente sem pedir permissão.

Enfrentando os pensamentos intrusos

Aos poucos, fui colocando barreiras para que eles não mais caminhassem com liberdade na mente. Dessa forma, vi que, em mim, começavam a brotar a confiança e a segurança de estar dando os primeiros passos firmes, frente à construção do meu futuro.

Com isso, retomei projetos interrompidos e, em meio aos esforços para torná-los realidade, fui aprendendo a ter muita paciência comigo mesma e a ser firme frente aos argumentos dos pensamentos intrusos. Era como se estivesse em uma guerra, em que precisava retomar um território que sempre foi meu. Esse território era a minha própria mente.

Por vezes, esses pensamentos negativos ainda surgem, mas tenho as realizações que eu já alcancei como prova de que eles estão errados. A cada experiência vivida, vou ganhando batalhas e recuperando o meu espaço mental. Entendo hoje que todo ser humano tem uma mente que lhe permite conduzir a vida de forma consciente.

Isso não significa que esse percurso será fácil.

Sei que vida é luta, e temer a luta é temer a própria vida.

Entusiasmo, coragem e valentia são fundamentais para todo aquele que quer viver e alcançar seus objetivos.

A motivação para viver a luta contra os intrusos

E o que me motiva a viver? Apenas um único objetivo: ser feliz. E aqueles intrusos, que aparecem todas as vezes que uma nova perspectiva começa a se abrir para mim, só servem para me afastar cada vez mais da minha própria felicidade.

Compreendo que esse exercício constante de vencer os pensamentos negativos é apenas um elemento, dentre as várias ações que preciso realizar para conhecer a realidade da minha vida interna.

Ter amplo acesso a tudo que se passa dentro do meu ser, conhecendo meus pensamentos, sentimentos, virtudes e deficiências, é o que me permitirá obter o controle consciente da minha própria vida, governando os seus rumos de forma integral e definitiva.

Essa luta é constante e é o próprio transcurso da evolução. É um caminhar longo, que se estende por toda a eternidade. Mas a cada passo, vou conquistando a plenitude de construir meu próprio destino.