Subconsciência. O subconsciente é formado por imagens mentais arquivadas e que já não têm atividade ou vigência.

Suponhamos o caso de um estudioso que deixa de exercer, durante longos anos, a ciência que aprendeu. Chegará um momento em que todos aqueles conhecimentos se tornarão elementos passivos. Ele não vai esquecê-los, vai recordá-los como simples noções, mas não poderá utilizá-los com rapidez nem segurança se alguma emergência o exigir. Nessas condições, os conhecimentos passam a ser subconhecimentos. Seu conjunto constitui a subconsciência.

Pode o estudioso procurar reanimá-los e trazê-los de volta ao seu anterior estado de esplendor; em tal caso, é a consciência que toma, da subconsciência, as imagens que nela estão arquivadas, para pô-las de novo em atividade.

Automatismo mental é a ação espontânea do consciente.

A psicologia comum estabelece que é a função subconsciente. Grave erro, pois que a função automática a que nos referimos representa um grau mais avançado da função consciente, e não uma regressão dela, como supuseram tantos autores. O músico que repassa muitas vezes uma peça até executá-la sem necessidade de fixar nela sua mente, o motorista de um veículo que pode ir dirigindo e conversando ao mesmo tempo, representam o conhecimento num grau de adiantamento e segurança maior. No segundo caso, o chofer conseguiu reduzir todas as complicações da direção, das leis do trânsito, do idioma que fala e dos conceitos que está abordando na conversação a uma ação simultânea e espontânea da consciência. Isso indica um estado de agilidade, brilho e segurança de conhecimento, que bem pode ser considerado uma excelente conquista e uma feliz culminação de processos conscientes que permitem utilizar todas as vantagens com o mínimo de esforço.

Tomamos por base os casos mais vulgares. Se a mesma circunstância passa a envolver pessoas de maior ilustração, observaremos uma influência decisiva em suas possibilidades, até o ponto de agirem com total rapidez, e quase simultaneamente, em diversas emergências que requeiram sua pronta e eficaz atenção.

A inconsciência reflete o estado de quem emprega imagens sem o controle da consciência.

Da inconsciência ao desvario é um pulo, já que, não atuando a razão no inconsciente, a imaginação se extravia no labirinto de imagens que, de forma desordenada, atuam dentro da mente.*

* Trataremos destes temas oportunamente, a fim de ampliar, com as conclusões importantíssimas que a concepção logosófica apresenta, estes pontos tão vitais para o conhecimento humano.