A realização das tarefas precisa ser entendida pelos alunos como uma forma de fazer um bem a si mesmo. Mas como estimular que o aluno se organize e efetue essas tarefas com alegria? Como mostrar a importância da realização das tarefas para a sua vida? Alessandra Marques, do Rio de Janeiro, apresenta o relato de uma aluna do Colégio Logosófico, unidade Rio de Janeiro, falando da sua experiência de desenvolver um aplicativo para celular que a auxiliou a organizar melhor suas tarefas, permitindo observar que essa atividade propicia o desenvolvimento da responsabilidade, estimula a confiança em si mesmo e o bom aproveitamento do tempo, resultando na formação de seres que aprendem a pensar e que são mais felizes e conscientes.
Nasceu no Rio de Janeiro, licenciada e bacharel em Ciencias Biológicas pela UERJ, Mestre em Ciencias Biológicas pela UFRJ, professora de Ciencias há 28 anos, assessora pedagógica do Colégio Logosófico González Pecotche/unidade Rio de Janeiro. Estuda e é docente de Logosofia no Rio de Janeiro desde 1997.
Ensinar a criança a pensar por si mesma é um exercício diário e contínuo que em progressão ascendente formará as defesas mentais do jovem do futuro. Defesas essas que irão proteger a sua liberdade interna das correntes negativas de pensamentos que se espalham pela vida. Como se ensina a pensar?