Episódio 2 – As Lutas Internas do Ser Humano
Neste episódio, três pesquisadores da Ciência Logosófica abordam as lutas que todo ser humano tem dentro de si. São as verdadeiras lutas que só o ser humano tem que travar.
Desde que comecei a estudar Logosofia, avivou-se em mim a importância de conhecimentos que transcendem os do dia a dia, para construir uma vida melhor.
Eu sempre quis ser uma pessoa melhor, mas não percebia que ser melhor era uma necessidade vital para o meu espírito, essa parte de mim que eu sequer conhecia antes de estudar esta ciência.
À medida que o tempo foi passando, fui percebendo que a evolução, muito mais do que me ajudar a ser melhor com meus semelhantes, levaria-me a efetuar mudanças em mim mesmo. A partir daí, foi surgindo a necessidade de fazer com que a humanidade ao meu redor também pudesse ter a oportunidade de mudar, assim como eu.
Hoje, mais atento às minhas possibilidades, observo que devo sempre ter em mente que estou realizando um processo de evolução consciente. Isso me auxilia a me posicionar melhor, selecionar meus melhores pensamentos e cuidar da minha conduta.
Educar-me neste adestramento torna-se algo cada vez mais presente — e as mudanças realizam-se. Foram muitas buscas, muitas leituras nas quais tentei um dia buscar conhecer a mim mesmo.
A Logosofia levou-me a conhecer a minha realidade interna: meus pensamentos, minhas deficiências, meus defeitos e minhas virtudes que, às vezes, estavam escondidas. Com isso, iniciei o processo de conhecimento de mim mesmo – estudar a minha mente, os pensamentos que encaminhavam o meu agir, a conhecer as minhas modalidades, o meu caráter, os meus sentimentos, a minha herança espiritual etc.
Conhecendo de fato a realidade de quem sou, as mudanças vão acontecendo de dentro para fora, pois há um processo em realização, feito de câmbios, substituição de pensamentos, busca pelo permanente, abandono do que não serve para uma vida mais ampla. Este é o processo que me leva a me conhecer internamente.
Claro que existem dificuldades: as crenças, os preconceitos, a falta de vontade, as deficiências em geral, como o comodismo e a inércia, atrapalham — e muito. Mas prossigo, portanto, o bem que tenho feito a mim mesmo com as minhas conquistas. O que vale é o esforço e a perseverança.
Conhecer a si mesmo sempre foi uma busca do ser humano. Um dos objetivos da Logosofia é dar-nos a condição de experimentar a certeza de um mundo superior. E é justamente conhecendo a mim mesmo que conseguirei este intento. Entendo que, para experimentar esse mundo que transcende ao mundo comum em que estou inserido, tenho de seguir modificando minhas atitudes, fazendo que sejam cada dia mais elevadas, fazendo o bem pelo bem, conscientemente. Todos os dias penso nos meus propósitos de superação. O meu esforço é o de realizar um pedacinho hoje, outro amanhã, procurando sempre atuar cada dia melhor.
Hoje tenho como certo que devo cuidar de minha vida como o principal dos trabalhos a ser feito. Não posso deixar isso para depois.