Dentro da grande estrutura cósmica, e como uma expressão cabal e absoluta do Pensamento Supremo, aparecem configuradas em suas respectivas jurisdições as Leis Universais, regulando e regendo a vida cósmica tanto quanto a humana. Entre as mais direta e estreitamente vinculadas ao homem, citaremos, como exemplo, as de Evolução, Causa e Efeito, Movimento, Mudanças, Herança, Tempo, Correspondência, Caridade, Lógica e Adaptação. 

Só conhecendo nossa organização psicológica e mental é que poderemos dirigir com acerto nosso pro­cesso de evolução. O esforço na intensificação desse conhecimento nos conduzirá ao melhor aproveitamento das energias e ao aguçamento de nossa percepção interna, uma vez que nenhum aspecto ou detalhe da vida interior haverá de passar inadvertido à observação perseverante e cons­ciente. 

Isso nos ajudará a aperfeiçoar tudo o que exista de aperfeiçoável em nós, o que implicará, além de um maior acúmulo de conhecimentos, um avanço real na evolução, pois a lei nos permitirá superar ao máximo os meios para realizar, no menor tempo possível, o grande pro­cesso consciente da vida. 

Para maior clareza, utilizaremos esta imagem: suponhamos que nos vemos obrigados a percorrer uma distância de mil quilômetros. Em tempos remotos, essa distância se fazia a pé, ou não se fazia; depois se apelou para o cavalo, o camelo, etc.; mais tarde para a carroça e a carruagem, e, avançando o tempo, para o trem de ferro e o automóvel; ultimamente se utiliza o avião. Se pensarmos que essa mesma distância é um dos tantos trechos de nossa evolução, concluiremos que, aperfeiçoando os meios, chegaremos ao final de seu percurso em muito menos tempo do que necessitaria aquele que usasse, por qualquer motivo, meios antiquados ou precários.

Os processos da Criação se pronunciam seguindo uma ordem perfeita tanto em suas manifestações visíveis como nas invisíveis, de modo que, obedecendo ao Plano Supremo preexistente, eles se cumprem com maravilhosa exatidão. Desde a nebulosa até o planeta, e desde os alvores do mundo até os nossos dias, a Terra, com sua atmosfera e seus mares, teve de cumprir processos de adaptação à vida animada, como teve também o homem de cumpri-los em sua adaptação às necessidades de uma civilização cada vez mais avançada.

A criação do homem requereu a reunião de inúmeros detalhes, cada qual mais importante, para que o ente humano, situado em posição superior à dos demais seres viventes, dispusesse de todas as facilidades que possam ser dadas a uma criatura dotada de inteligência, sentimentos e vontade.

Extraído do Livro Mecanismo da Vida Consciente, pág. 40


Carlos Bernardo González Pecotche, também conhecido pelo pseudônimo Raumsol, foi um pensador e humanista argentino, criador da Fundação Logosófica e da Logosofia, ciência por ela difundida. Nasceu em Buenos Aires, em 11 de agosto de 1901 e faleceu em 4 de abril de 1963. Autor de uma vasta bibliografia, pronunciou também inúmeras conferências e aulas. Demonstra sua técnica pedagógica excepcional por meio do método original da Logosofia, que ensina a desvendar os grandes enigmas da vida humana e universal. O legado de sua obra abre o caminho para uma nova cultura e o advento de uma nova civilização que ele denominou “civilização do espírito”.